Comprar Ingressos

TEATRO

cnossos

12 e 13.10.02

Cnossos – labirinto de Creta construído por Dédalo, onde viveu o Minotauro.


O espetáculo um homem mergulha dentro de sua mitologia pessoal e percorre os corredores desse labirinto na tentativa de encontrar saídas. Esbarra em imagens, lugares, pessoas esquecidas e pálidas sensações que emergem das profundezas de sua memória. É um poema sobre a solidão humana, as impressões de uma pessoa aprisionada no labirinto da memória, um mergulho em busca dos sonhos e pesadelos que povoam nosso ser.


Combinando a busca de uma técnica pessoal de representação com a inspiração encontrada em Jorge Luís Borges, Lautrèamont, Kafka e Mário Quintana, CNOSSOS é um evento a ser instintivamente compartilhado entre platéia e ator.


FICHA TÉCNICA

Ricardo Puccetti e Luís Otávio Burnier (in memorian) criação

Ricardo Puccetti ator

Luís Otávio Burnier (in memorian) direção

Lume/UNICAMP produção

Duração: 55 minutos


CURRICULUM DO GRUPO:

O LUME é um Núcleo de Pesquisa Teatral da Universidade Estadual de Campinas, cujo foco de atenção é o trabalho do ator, sua técnica e sua artes. Criado em 1985, o LUME, vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro, enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações.

Nosso objetivo é estudar a arte de ator em profundidade, focando seus diversos componentes – suas técnicas e métodos de trabalhos. Não estamos preocupados com a produção artística, mas, primeiramente, em pesquisar o homem e seu corpo-em-vida em situação de representação – o ator enquanto pessoa, enquanto filho de determinada cultura e enquanto profissional do palco.

A meta de nossas buscas é a obra de artes, mas nos concentramos no como fazer, pois entendemos que, no domínio da artes, a técnica e a criação são inseparáveis. Por esse motivo, ao longo dos anos, o LUME elaborou técnicas corpóreas e vocais de representação a partir da corporeidade pessoal de cada ator. Além disso, estabelecemos fortes conexões de trabalho com grupos e indivíduos de diversas partes do mundo como Eugenio Barba, Iben Nagel Rasmussem e Kai Bredholt (Odin Teatret – Dinamarca). Natsu Nakajima (Mestre de Butoh- Japão); Nani Colombaioni (mestre de clown, Itália). Cada um destes grupos e/ou indivíduos têm sua própria metodologia e oferecem ao ator diferentes caminhos e possibilidades de trabalho.

Hoje, como resultado de suas pesquisas, o LUME possui uma metodologia para desenvolvimento de técnicas pessoais de representação para o ator; uma maneira particular de se trabalhar o clown e a utilização cômica do corpo; bem como a Mímesis Corpórea: imitação e tecnificação das ações do cotidiano.

MÚSICA

Silvia Machete: Rhonda 20.09.19: sexta às 20h

Silvia Machete: Rhonda

MÚSICA

Ga Setubal: Canção de Partida 21.09.19: sábado às 20h

Ga Setubal: Canção de Partida

DANÇA

COMPANHIA DE DANÇA SIAMESES: RUBEDO 19, 22 e 26.09.19: quintas e domingo às 20h

COMPANHIA DE DANÇA SIAMESES: RUBEDO

MÚSICA

trupe chá de boldo: subterrânea 02, 09, 16 e 23.09.19: segundas às 20h

trupe chá de boldo: subterrânea

MÚSICA

Thiago Nassif e Jonas Sá: Colagem 24.09.19: terça às 20h

Thiago Nassif e Jonas Sá: Colagem

LITERATURA

Sinapses Poéticas: Sylvia Plath por Cida Moreira 25.09.19: quarta às 20h

Sinapses Poéticas: Sylvia Plath por Cida Moreira

MÚSICA

Anna Ratto: Tantas 28.09.19: sábado às 20h

Anna Ratto: Tantas

MÚSICA

Anaïs Sylla: o tremor do mundo 30.09.19: segunda às 20h

Anaïs Sylla: o tremor do mundo

MÚSICA

Betina: Imagética 01.10.19: terça às 20h

Betina: Imagética

MÚSICA

Juçara Marçal: Curima 7, 14, 21 e 28.10.19: segundas às 20h

Juçara Marçal: Curima

MÚSICA

Flavia K: Janelas imprevisíveis 15.10.19: terça às 20h

Flavia K: Janelas imprevisíveis