MÚSICA
GAIVOTA NAVES: EXPERIMENTO CONCRETUTOPIA
18.02.25, terça às 20hNo dia 18 de fevereiro de 2025, o Centro da Terra recebe a cantora e compositora Gaivota Naves para a apresentação do Experimento Concretutopia, um show que promete transportar o público para um universo musical inovador e intimista. Diretamente de Brasília-DF, Gaivota traz ao palco com sua voz marcante as composições do álbum inédito Concretutopia-Neoconcreto, seu primeiro trabalho solo, uma obra influenciada pela arquitetura modernista de sua cidade natal e pela poesia praxista e concreta.
Gaivota Naves se destaca por seu estilo único e por suas performances carregadas de intensidade. Inspirada por ícones como Tom Zé, Itamar Assumpção, Flora Purim e Tânia Maria, ela une música, poesia e movimento em uma experiência cênica transformadora. Para esta apresentação, Gaivota estará acompanhado dos músicos Matheus Mota (teclado) e Pedro Omarazul (guitarra/violão), em um encontro inédito que promete surpreender o público.
Pela primeira vez, essa formação parte das canções do projeto Concretutopia para abrir caminho livre ao jogo sonoro, sempre em busca de novas possibilidades. Inspirados por uma "cidade porosa, onírica e angular", o grupo se aprofunda na fusão entre som e poesia, oferecendo ao público uma experiência intimista. O propósito é ultrapassar os limites da linguagem das canções já gravadas, distorcendo suas formas e desafiando suas estruturas, levando-as a novos territórios e espaços. Nesse processo, afeto e experimentação se entrelaçam de maneira inesperada e livre, criando um universo sonoro íntimo, instigante e transformador.Gaivota Naves é conhecida na cena autoral e independente por sua voz potente e atuação performática, principalmente, junto às bandas Joe Silhueta e Rios Voadores. Circulou em diversos Festivais do DF e pelo Brasil. E lança agora seu projeto solo.No repertório, o single "Dois" parceria com o produtor musical Ramiro Galas, além de músicas do álbum Concretopia-Neoconcreto. Tudo isso explorando junções de diversas linguagens
Gaivota Naves iniciou sua trajetória em 2012 com a banda Rios Voadores, lançando os álbuns Rios Voadores (2016) e Rios Voadores na Era Sinistroyka (2019). Em 2015, uniu-se ao coletivo musical Joe Silhueta, com o qual gravou os álbuns Trilhas do Sol (2018) e Sobressaltos e Outras Quedas (2022). Com Joe Silhueta se apresentou em diversos festivais de destaque, percorrendo o Brasil e consolidando sua carreira no cenário musical.Matheus Mota, músico pernambucano, inicia seu longo processo de composição em 2004, gravando os discos Desenho (2012), Almejão (2014), As Palavras Voam (2017) e Tribufu (2023), além de EPs e trilhas sonoras para teatro e cinema . Radicado atualmente em São Paulo, Matheus prepara o lançamento de seu próximo trabalho, Armário Cheio de Dentes.Pedro Omarazul, multi instrumentista brasiliense, integra hoje os projetos musicais Bananas Caipiras, Gaivota Naves, Cool Sorcery, Tropeçália e Omar Azul. Ocupando diferentes papéis, como compositor, guitarrista, tecladista e vocalista, participa desde 2018 na cena musical de Brasília.
Gaivota Naves: Voz
Pedro Omarazul: Guitarra/Violão
Matheus Mota: Teclado
Luna Moreno: Produção